terça-feira, 26 de junho de 2012

Tinta Magnética

Já pensou numa outra alternativa para colocar fotos e recados ao invés do bom e velho quadro de metal? Então, que tal inovar com a tinta magnética?!

Este novo conceito para painel é simples, rápido e bastante criativo. Na verdade não se trata de uma tinta convencional, e sim um primer (tinta de fundo) que deve ser aplicado no local desejado antes da pintura. Em sua composição há substâncias ferruginosas que criam superfícies magnéticas para colocação de imãs. Vale ressaltar que o efeito magnético é bem menor do que uma placa de ferro maciço por exemplo.

Assim como qualquer tinta, é necessário passar duas ou três demãos com rolo de lã e esperar secar. Após 24 horas já é possível pintar com a cor desejada e dar o acabamento final. Outra sugestão é finalizar com papel de parede e usar bastante a imaginação!

Com ela você pode criar em qualquer lugar da casa painel de fotos, de recados e painel interativo para as crianças, onde elas podem brincar e se expressar. É uma ótima opção para incentivar o aprendizado ao utilizar números, letras e jogos.













quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cobogó




Cobogó é um elemento vazado criado pelos arquitetos Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis que foi muito utilizado em fachadas nos anos 50 e 60. Inicialmente o cobogó era feito em cimento, mas hoje têm modelos em vários materiais, como cerâmica, vidro, metal, dentre outros. Alguns profissionais fazem modelos específicos para cada cliente utilizando até mesmo mistura de materiais.No início de sua utilização, os cobogós eram colocados principalmente nas fachadas, fazendo com que o espaço não fosse privado de ventilação e iluminação, porém proporcionasse privacidade ao usuário. Hoje esses elementos estão presentes também nos espaços internos fazendo separação de ambientes ou somente como decoração.



Exemplo Cobogó em fachada
Ex
Exemplo Cobogó em fachada


Exemplo Cobogó como divisor de ambientes


Exemplo Cobogó como divisor de ambientes


Além de permite passagem de luz e ventilação, o cobogó faz um jogo de luz e sombra muito bonito durante o dia e a noite, quando aliado a um bom projeto de iluminação.




Procure o profissional de sua confiança e inclua esse elemento cheio de charme à sua construção.








quarta-feira, 13 de junho de 2012

O que faz um arquiteto urbanista?

Apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, muitos ainda não sabem ao certo quais as atribuições de um arquiteto. Alguns acham que é “coisa de rico” ou que é um serviço desnecessário. Essa postagem vem com intuito de esclarecer melhor quais as atribuições de um arquiteto urbanista e como esse serviço influencia a vida de todos.
A Lei 12.378, de 31 de dezembro de 2010 regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e cria o conselho de arquitetura e urbanismo, CAU. São atribuições do arquiteto e urbanista os itens abaixo:

I - da Arquitetura e Urbanismo, concepção e execução de projetos;
II - da Arquitetura de Interiores, concepção e execução de projetos de ambientes;
III – da Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial;
IV - do Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades;
V - do Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional fundamentados nos sistemas de infraestrutura, saneamento básico e ambiental, sistema viário, sinalização, tráfego e trânsito urbano e rural, acessibilidade, gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, remembramento, arruamento, planejamento urbano, plano diretor, traçado de cidades, desenho urbano, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos e requalificação em áreas urbanas e rurais;
VI - da Topografia, elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo, foto-interpretação, leitura, interpretação e análise de dados e informações topográficas e sensoriamento remoto;
VII - da Tecnologia e resistência dos materiais, dos elementos e produtos de construção, patologias e recuperações;
VIII - dos sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas;
IX - de instalações e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo;
X - do Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas, para a concepção, organização e construção dos espaços;
XI - do Meio Ambiente, Estudo e Avaliação dos Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Utilização Racional dos Recursos Disponíveis e Desenvolvimento Sustentável.

O arquiteto além de pensar e elaborar sua residência e seu estabelecimento, de forma coerente com seu estilo de vida, suas preferencias e as normas local, também interveem no espaço urbano e organização das cidades. É responsável também pela segurança das construções, dos sistemas construtivos, materiais utilizados e instalações arquitetônicas.

É um campo muito vasto de atribuições e cada profissional se direciona para uma ou mais áreas de atuação procurando se especializar e exercer da melhor forma possível sua competência.

Então quando for construir, reformar, ampliar, decorar, lotear e etc. procure um profissional da área para te orientar, pois pode ter certeza que se alguém estudou 5 anos em uma instituição de ensino superior é porque seu serviço não é desnecessário. 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Encontro CAU-MT em Rondonópolis



Encontro com líderes do CAU/MT


Acontece hoje (05/06/2012), a partir das 18:00h, um encontro dos profissionais de arquitetura e urbanismo com o presidente do CAU/MT, Cláudio Miranda. Também estará presente Sérgio Santos que é membro do conselho. O encontro tratará de diversos assuntos como notificações do CREA aos arquitetos, denúncias e atuação do CAU na cidade. Esta será uma boa oportunidade para tirar dúvidas.

Local: Auditório do Colégio Kalil Zaher
Av. Ari Coelho, 785 – Cidade Salmem – Rondonópolis/MT

Dia Mundial do Meio Ambiente



Hoje, dia 5 de junho, é o dia mundial do meio ambiente, por isso vamos falar de um produto amigo do meio ambiente. O Valchromat é uma placa de fibra de madeira feita por resíduos florestais, resíduos da indústria madeireira e pinho reciclado. E sua produção tem zero emissões de carbono e um sistema de recuperação de calor que substituiu as caldeiras a vapor na produção de toda a energia necessária.
As placas estão disponível em oito cores: cinza, preto, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e marrom.

Abaixo alguns exemplos de como pode ser utilizado.

Design de Interiores



 














Cozinhas















Salas de Banho





















Revestimentos e Pavimentos

















Painéis Decorativos























Stands de Exposição

















Fonte: www.valchromatsa.com