quarta-feira, 26 de junho de 2013

Seu apartamento é pequeno? Veja dicas para que pareça maior!


Com o crescimento das cidades, principalmente nas capitais, os espaços vagos desapareceram e cada lote deve abrigar o máximo possível de pessoas. Pois a necessidade de moradia de fácil acesso é indispensável para grande parte da população. 
Por isso os apartamentos estão cada vez menores e muitos sentem grande dificuldade de organizar e decorar espaços pequenos. 
Realmente deve-se ter um nível de organização muito maior no dia-a-dia para que o ambiente não pareça menor do que já é, mas é perfeitamente possível ter um apartamento pequeno que seja aconchegante e elegante ao mesmo tempo.
Então separamos algumas dicas para te ajudar nesse desafio.
Primeiro não tenha medo de usar espelhos. Espelhos nos móveis, espelhos com molduras ou revestindo uma parede inteira. Os espelhos dão a sensação de aumentar os ambientes ao refletirem o que está a sua frente.

Não usar muitas cores e optar por cores neutras. Procure usar uma mesma paleta de cores, variando tonalidades, nos móveis, paredes, pisos e estofados. Muitas estampas também carregam o ambiente e o fazem parecer menor.


Além de pequenos espaços, os apartamentos podem ter recortes de arquitetura ou da estrutura do edifício. Por isso faça adaptação nos móveis para aproveitar bem esses espaços.


Integrar ambientes, ou seja não separá-los por paredes, é uma ótima opção para aumentar os ambientes. Sem alvenaria para separar, os cômodos parecem maiores. O apartamento da imagem em exemplo tem 35,00m², por isso não tem parede separando nem a cozinha do quarto. Apenas uma porta de correr de espelho que isola a cozinha quando necessário.


Use tecidos leves nas cortinas para não sobrecarregar o ambiente. E, claro, com cores neutras.


Use móveis com linhas retas e acabamentos lisos. E prateleiras e nichos elevados que ocupam menos espaço e são ótimas opções para guarda objetos.


Móveis transparentes também ajudam a não sobrecarregar o ambiente e dão um charme especial à decoração.



Utilize um único piso para todo o apartamento, inclusive sem soleiras. Pois dessa forma não cria divisões nos ambientes. E deve-se usar muitos tapetes também.


Para que o ambiente pequeno não pareça cheio demais, use poucos objetos de decoração. Espaços mais vazios parecem maiores.


Mas principalmente mantenha sempre cada coisa em seu lugar para que a desordem não tome conta do ambiente e crie um local carregado de informação.



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Iluminar com fibra ótica


Todo mundo sabe que a fibra ótica é muito usada para a transmissão de dados e telefonia. Mas você sabia que ela é muito usada para iluminação também?
A fibra ótica é um excelente condutor de luz. O que isso quer dizer? 
Quer dizer que a fibra ótica em si não produz luz através da energia elétrica, como as lâmpadas que usamos em casa. A fibra ótica  somente conduz a luz para onde quisermos.
Como isso funciona?
Primeiramente é preciso uma lâmpada para gerar a luz através da energia elétrica. Depois a fibra ótica é posicionada de maneira que "capture" a luz e leve para quantos pontos desejarmos.
As vantagens são:
- Economia de energia elétrica, pois com apenas uma lâmpada podemos iluminar vários pontos.
- A fibra ótica não conduz energia elétrica somente luz, portanto cria-se uma iluminação segura. Mesmo na água.
- Como a fibra ótica não conduz energia elétrica, o ponto de luz não produz calor. Assim não  há risco de alguem pisar em uma luminária de jardim quente e não haverá calor para destruir vegetações, roupas e peças de arte. 
Além disso com a fibra ótico podemos criar projetos especiais de decoração com luz e também de luminárias. Vejam os exemplos.












O que acha de experientar essa nova tendêcia do mercado?